Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial
Título: A AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA DE 1523 A 2016 E AS PERSPECTIVAS DE 2017 EM DIANTE. (Com 262 páginas).
Conteúdo: Esta obra trata da situação difícil em que se encontra a agroindústria sucroalcooleira no Brasil, situação já há vários anos com usinas fechadas, outras desativadas, diversas em recuperação judicial, não raras operando nos limites de suas possibilidades financeiras e de sobrevivências e, quanto às restantes consideradas grandes, essas apresentam altos endividamentos, salvo raras exceções.
Importância estratégica da agroindústria sucroalcooleira nacional - É de ressaltar que esse setor agroindustrial de açúcar e álcool, ao lado do agronegócio, sempre foi relevante na economia brasileira, por razões como: a) - gerar relevantemente muitos empregos; b) - por demandar junto às indústrias do ramo, uma gama enorme de insumos agrários; c) - por provocar grandes encomendas de produtos e equipamentos da indústria nacional, como, por exemplo, caminhões, tratores, carretas, implementos agrícolas, peças de reposições em geral; d) - por colocar pedidos de maquinários específicos das usinas de produção industrial do açúcar e do álcool; e) - por precisar de transportes e logísticas próprios ou terceirizados; f) - por fomentar junto aos agricultores produtores de cana-de-açúcar as buscas por produtividade, qualidade e competitividade; g) - por demandar por prestadores de serviços especializados, específicos e mãos de obra qualificados; h) - por disseminar uma quantidade infindável de efeitos multiplicadores às todas regiões onde cada usina está instalada, com isso, fazendo girar as economias das cidades nos entornos dessas usinas e destilarias de álcool e, por fim, para não alongar; i) - carrear para os cofres públicos os recolhimentos dos altíssimos valores de tributos gerados por esse setor.
Mercado externo dessas comodities - Também é um setor que gera divisas por exportar de forma competitiva e expressiva o açúcar e o etanol, bem aceitos nos mercados internacionais, gerando divisas para o País. Nesse mercado o Brasil é maior do mundo.
Mercado interno para o açúcar e o álcool - A indústria sucroalcooleira abastece o mercado interno do açúcar atendendo na plenitude as necessidades empresariais em geral e da população. Também, atende com o etanol a frota nacional de veículos movidos com esse combustível, seja na sua forma pura ou misturado à gasolina, embora nesse caso existe o grave problema da defazagem dos preços de venda frente aos custos de produção.
Ineditismo e público alvo - É uma obra incomum, por relatar o desenvolvimento desse importante setor da economina nacional. Destina-se aos estudantes e profissionais que lidam com esse tema.
Sobre o autor - Este, por ter trabalhado por anos em uma das maiores e mais completas usinas de açúcar e álcool do País à época, que possuía uma infraestrutura formidável e complexa nesse setor, com variedades enormes de caminhões, tratores, carretas, implementos e demais equipamentos agrários, chegando a ter várias locomotivas e muitos vagões para o transporte de cana-de-açúcar, esses trafegando em uma extensa e invejável rede ferroviária própria, desse modo, o autor adquiriu vivência profissional "in loco" sobre esse setor estratégico da economia nacional, assim, por tudo isso, o estimula a adentrar nessa linha de estudos.
Ayrton Rodrigues | Rua Santa Terezinha, 126 - São Bernardo do Campo - SP - CEP 09892-340 | CNPJ 38.842.332/0001-96 | www.arcoasco.com.br