Empresa de mineração onde trabalhou

Paranapanema S/A Mineração Indústria e Construção - metais não ferrosos. Empresa, na época, lider mundial na produção de estanho e responsável por 23,08% do volume de ações negociadas na Bovespa-Bolsa de Valores de São Paulo, um recorde. Grupo composto de 3 grandes empresas e várias outras de pequeno porte.

Em 1961, a Paranapanema, empresa de origem familiar na época, inicia sua história como empresa de construção civil pesada.

Em 1969, a Paranapanema descobre ocorrências de cassiterita - minério de estanho - na Região Amazônica e obtêm os direitos minerários em diversas áreas na província estanífera de Rondônia, fundando a Mineração Taboca S.A.

Em 1973 a Paranapanema incorpora a empresa Mamoré Mineração e Metalurgia, verticalizando a produção, passando a produzir estanho refinado.

Em 1974 a Paranapanema, após anos de investimentos, consolida tecnologia de concentração de cassiterita, proveniente de depósitos aluvionários.

Em 1979, a Mineração Taboca, controlada da Paranapanema S/A, através de pesquisas geológicas, descobre os primeiros indícios promissores de existência de cassiterita, em afluentes do Rio Pitinga, no Estado do Amazonas.

Em 1982, a Mineração Taboca inicia implantação e lavra na mina a 300 km de Manaus (AM), que passa a denominar-se Pitinga, gerando recursos que a transforma em um projeto auto-sustentado.

Em 1987, investimentos em pesquisa e desenvolvimento permitem a Mineração Taboca, avançar em tecnologias para processamento de minérios ricos em Nióbio e Tântalo, também presentes na mina de Pitinga.

Além do cargo de contador, como economista, acumulei essa função de responsável pela Trading Company (Divisão de Exportação e Hedge Internacional da Paranapanema ) Essa função de economista nessa Trading consta inclusive nos registros do Conselho Regional de Economia da época - CORECON-SP.

Resumo

Nome da Empresa Cargo Ano Inicio Ano Fim
Paranapanema S/A Contador e Economista Responsável 1975 1988